técnica pomodoro como usar

Técnica Pomodoro – Como funciona e como utilizar

Uma das principais provas de fogo que existe no mundo de um freelancer, principalmente para aqueles que têm trabalho remoto, é a produtividade. Deixe de procrastinar ainda hoje aprendendo a técnica pomodoro, um boost na produtividade.

É muito comum não conseguir bater uma meta quando não se tem foco naquilo que está sendo desenvolvido. De atividades complexas, que exigem inúmeros passos e etapas, até rotinas domésticas como simplesmente organizar a sua mesa. Ou até mesmo seguir dicas para organizar uma agenda semanal. Para tudo é preciso foco.

Qual seria a solução para todos os problemas na falta de execução dessas atividades? Será que o problema que faz com que pilhas e pilhas de atividades por fazer se acumulem é um fator interno ou externo?

Técnica Pomodoro

Descubra a técnica pomodoro, que promete ser como um guia espiritual para aqueles que sofrem trabalhando sem produzir e até mesmo para aqueles que acham que estão trabalhando mas na verdade estão procrastinando: Pomodoro.

O termo Pomodoro (tomate, em italiano) é muito comum nos meios de alta produtividade.

pomodoro, técnica do tomate

A história da técnica é um tanto quanto engraçada: durante sua jornada na universidade o italiano Francesco Cirillo decidiu organizar melhor os seus estudos e utilizou o raciocínio de espaçar o seu tempo em momento de atenção e desconcentração.

Para isso ele utilizou um cronômetro de cozinha e sua primeira rotina foi de vinte e cinco minutos de foco e atenção plena e cinco minutos fora da atividade a ser executada, distraindo ou fazendo outras coisas. O cronômetro tinha formato de tomate, daí o nome Pomodoro.

Técnica Pomodoro – Como Funciona

A técnica pomodoro consiste em dividir e espaçar o seu tempo de forma a criar uma rotina de produtividade por meio de intervalos de tempo com concentração plena, foco total no que está sendo feito e mente preenchida com o trabalho, e intervalos de tempo de relaxamento, foco desligado e descontração.

Parece contra produtivo de começo, pensar em quebrar a rotina de trabalho ou de estudo em pequenos intervalos, mas após aplicar a técnica de maneira certa os ganhos em relação a produtividade aumentam consideravelmente.

Antes, deve-se fazer um grande parênteses aqui pois essa técnica não é exata: há pessoas que são mais produtivas no pomodoro e também há pessoas que não são.

De forma geral é mais confortável e produtivo estar focado no trabalho, mas lembre-se que em se tratando de indivíduos é possível ter certas individualidades que os tornem totalmente diferentes.

Para aplicar a técnica tudo que é necessário é o conhecimento sobre o processo de pomodoro em si, consciência sobre o que será desenvolvido durante o tempo a ser aplicado (afinal há atividades que exigem mais tempo por etapa que outras) e uma forma de contar o tempo, pode ser:

  • Um relógio;
  • Cronômetro ou até mesmo um despertador.
Pomodoro, cronometro, produtividade, foco, concentração

Técnica Pomodoro – Intervalos de Trabalho e Descanso

Após a reflexão inicial sobre o que será realizado define-se então os intervalos de trabalho e descanso e começa-se a atividade.

Vamos a um exemplo para tornar mais claro.

Você pretende estudar para uma disciplina da faculdade e nesta disciplina envolvem-se cálculos profundos e longos, que normalmente demoram de vinte a vinte e cinco minutos.

Então pega o seu cronômetro, ou o seu relógio, e marca o seu horário de início, vamos supor as nove em ponto. Você então estuda de forma focada, com o máximo de atenção que conseguir, durante os vinte e cinco primeiros minutos desta hora.

produtividade, estudos, pomodoro para estudo, técnica pomodoro

O relógio bate às nove e vinte e cinco, o despertador toca às nove e vinte e cinco ou então você olha no cronômetro e já se passaram os primeiros vinte e cinco minutos. Então para de fazer o que estava fazendo e descansa pelos próximos cinco minutos.

Os cinco minutos de descanso passaram, o relógio ou o despertador ou o cronômetro novamente apitou. Você então volta para a sua atividade da disciplina com foco total e o máximo de concentração que você puder e conseguir.

Como e onde aplicar o Pomodoro

Para aplicar a técnica de Pomodoro para produtividade é preciso uma maneira de contar o tempo, seja um relógio, um despertador ou um cronômetro. O mais recomendado é que seja de alguma maneira que te alerte sobre o fim do tempo, mas nada impede de usar um simples relógio.

No seu controlador de tempo será aplicado o intervalo que deseja-se trabalhar focado e então trabalha-se cem por cento focado na sua atividade e durante o período de tempo proposto.

Em um intervalo de tempo pré-definido será então aplicado o intervalo de descanso, bem menor que o intervalo de produção. Durante o descanso o ideal é sair da fase de foco e ir para a fase de desconcentração, para ter a descompressão da atividade cerebral daquele foco intenso anterior.

O cérebro funciona como uma máquina e é por esse motivo que quando há um período de descompressão, de manutenção, o órgão se recupera e permite um aumento no seu foco e produtividade durante outra rodada de trabalho.

É possível aplicar o Pomodoro em diversas atividades, desde estudo, trabalho de escritório, produção de conteúdo, aulas ou até mesmo na rotina doméstica de cuidados com o lar.

Contudo há rotinas em que o Pomodoro não é aplicável, como por exemplos em atividades físicas que exigem percursos mais longos ou em eventos em que é exigida atenção em tempo integral. Em momento de lazer também não faz sentido utilizar uma técnica de produtividade.

Técnica Pomodoro – Sites ou aplicativos para usar o método 

Se você gostou da técnica mas não sabe como usá-la, saiba que existem diversos sites ou até mesmo aplicativos que servem para isso. Na maioria das vezes, esses sites ou apps nada mais são que contadores regressivos com alarme, que auxiliam o Freelancer a usar o Pomodoro.

Existem diversas plataformas na internet e smartphones. O ideal é que você procure pela opção que mais lhe agrada nos variados aspectos como design, formas de uso e por aí vai. E claro, existem opções para as mais variadas plataformas.

Então se você deseja seguir o método, confira abaixo como fazer!

MarinaraTimer

Em primeiro lugar temos o MarinaraTimer, disponível apenas para a internet. Ele possui 3 formas de uso. O clássico Pomodoro, com tempo programado para 25 minutos para estudo ou trabalho e descanso de 5 e 15 minutos.

Também existe o modo Cozinha, que nada é que um relógio para contagem regressiva. E por último o site oferece o Modo Marinara, que é similar ao Pomodoro porém flexível. Então, você pode programar o tempo de trabalho e o tempo de descanso.

PomoDone – disponível em todas as plataformas

O PomoDone está disponível para as mais variadas plataformas, como Windows, Linux, Mac, iOS, Android e também para a internet. A principal diferença desse serviço é que ele pode ser vinculado com outros sistemas que gerenciam tarefas. Podemos citar o Trello e o Evernote como opções para sincronizar.

O modo de funcionamento é o mesmo do Pomodoro, sendo 25 minutos para manter o foco na produção ou estudo e outros 5 minutos para descanso. Outro ponto positivo é que ele realiza a divisão das atividades e divide também os timers, para que você execute as tarefas com mais velocidade.

Focus Booster – Disponível para computadores Mac e Windows

Esse app Focus Booster, já realiza de forma automática a programação de períodos maiores de descanso. Após 4 pomodoros, o usuário terá tempo de descanso de 20 minutos.

Além disso, ele é uma ferramenta muito simples de ser usada e serve para estudantes ou freelancers. O objetivo é monitorar o tempo levado para executar tarefas e cumpri-las de maneira mais rápida.

Técnica Pomodoro – Dicas para usar a técnica 

As melhores dicas para se utilizar a técnica de Pomodoro são as seguintes:

Crie um hábito

Desenvolva o hábito de utilizar o Pomodoro de forma constante, em todas as atividades que você puder aplicar.

Quando criamos um hábito é comum mantermos essa rotina por um bom tempo. Hábitos são a chave para o sucesso.

Comece com intervalos menores

Normalmente é difícil estar habituado para trinta ou quarenta minutos de concentração plena em qualquer rotina de produção. Por isso comece com intervalos menores de foco:

  • Quinze;
  • Dezoito;
  • Vinte minutos de foco no trabalho bastarão.
produtividade, aproveitar melhor o tempo, como ser mais eficiente, pomodoro para escritório

Começar com intervalos mais curtos será o pontapé inicial para aumentar progressivamente a rotina de trabalho para vinte e cinco, trinta minutos de concentração plena. O segredo é manter o mesmo tempo de descanso.

Não desista do Pomodoro

No começo será difícil manter a produtividade alta com o uso do Pomodoro, mas não desista. Isso se dá porque já temos vícios de trabalho adquiridos, até mesmo guia para como ser mais produtivo ao longo da vida. Quebrar uma rotina anterior e substituir por uma nova, por melhor que esta seja, nunca é fácil.

Entenda que o Pomodoro é uma excelente maneira de aumentar o seu rendimento e vença essa dificuldade por meio dessa ótica.

Use aplicações que facilitem no uso do Pomodoro

Já elencamos as 3 melhores ferramentas, mas se ainda não está usando, a nossa dica atual vai mudar isso. Por mais que a técnica seja boa, ela precisa de ferramentas para funcionar bem. Isso porque a técnica se refere a produtividade, e se você ficar de olho no relógio, pode perder esse objetivo.

Daí o principal motivo para usar aplicações, visto que com elas você pode focar 100% no seu estudo ou trabalho. Contudo, também é importante para tornar o uso do Pomodoro algo relaxante, visto que uma das funções da técnica é diminuir a ansiedade.

Se presenteie com pequenas coisas

Uma dica excelente é sobre se “mimar” durante os tempos de descanso do pomodoro, se presenteie com pequenas coisas. Nosso cérebro trabalha melhor quando é recompensado, e apesar do descanso já servir para isso, existem outras formas. 

Por exemplo, durante o período de 5 minutos de relaxamento que a técnica oferece, ouça sua música preferida ou coma uma fruta saborosa. Além disso, após a produção, busque se exercitar e manter uma rotina social saudável.

O foco do Pomodoro é evitar a procrastinação e o estresse, mas de nada vai servir se você não tiver períodos de lazer. Trabalhar com disciplina,  e ter momentos de lazer é essencial para uma carreira de sucesso.

Natural do interior da Bahia, engenheiro eletricista por formação e curioso por natureza. Envolvido no mundo digital de forma abrupta e tardia. Ainda não sabe como não teve gastrite de tanto tomar café. Gosta de jogos online, sair com os amigos e conhecer lugares novos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer