dicas de orçamento

Dicas de organização e orçamento

Uma boa parte da vida de um Freelancer é uma montanha russa em relação aos ganhos. Sua vida pode até mesmo ser orçada por uma média anual de ganhos. Mas a sua vida não espera que o ano acabe para fechar a média. Anote aí todas as dicas de organização e orçamento para freelancers.

Para ser bem sucedido com a sua jornada de Freelancer é preciso saber bem em que você irá investir o seu tempo e principalmente o seu dinheiro. Ter uma agenda bem organizada e alguma noção sobre como gerir o seu dinheiro é apenas o começo.

Organização e orçamento são temas que cerceiam muito o cenário de quem quer se desenvolver na vida como um todo, seja como um profissional autônomo, um empreendedor ou até mesmo uma pessoa que vive com um salário fixo.

Aprender a gerir o seu tempo é crucial para uma vida plena e sem maiores dores de cabeça, preocupações e com o tempo necessário e suficiente para ter momentos bons e de qualidade com quem mais amamos.

Por que é importante ter organização e orçamento

Seguir cegamente o dinheiro não faz de um homem mais rico, talvez até mais próximo da riqueza, mas sem nunca tocá-la. O ideal para aqueles que buscam uma plenitude financeira é estar mais próximo da organização e da gestão do orçamento do que estar apenas perto do dinheiro.

É muito fácil entender o porquê é melhor perseguir as dicas de organização e orçamento quando pensamos que o ramo de freelancer é algo instável. Em todos os sentidos de nossa vida é necessário que tenhamos um bom plano orçamentário e organizacional.

Por mais que o trabalho seja uma parte importante do processo, ele sozinho não dá conta de tudo.  Afinal, trabalhar sem objetivo é algo que pode tornar todo o processo ainda mais difícil.

A gestão do orçamento é algo que pode mudar de vez sua relação com o dinheiro. Pois, a riqueza não é algo que vem apenas pelo esforço, mas também pelo planejamento. E um dos motivos para isso, quando falamos em freelancers, é a instabilidade do meio.

Em alguns meses, o trabalho pode render um considerável valor, enquanto outros o valor recebido é bem abaixo do mercado. Dessa forma, se você não se preparar e se organizar, todo seu esforço pode não valer de nada.

E apesar de aparentar ser uma atividade complexa, a organização e orçamento são duas coisas bem simples de serem feitas. Pois, você pode usar diversas ferramentas para calcular seus lucros e dividendos e entender o que precisa ser feito.

organização e orçamento
organização e orçamento

Organização e orçamento – Use aplicativos a seu favor

Se você atua na área de freelancer, sabe como é difícil se organizar e manter uma rotina estável. Afinal, a liberdade que o setor oferece pode ser um empecilho enorme para quem procura por organização. Porém, existem formas de solucionar isso, com apoio da tecnologia.

Existem diversos após que nos ajudam a nos organizar e manter nossos trabalhos em dia. Os mais usados pelos freelancers são o Trello, Comodoro e o Wunderlist. Um deles, o Pomodoro é uma técnica que pode te ajudar a produzir com maior velocidade.

Pois, ao invés de produzir tudo de uma vez, você trabalha em blocos menores, com cerca de 25 minutos cada. Durante esse tempo, você deve focar 100% na atividade que está desempenhando.

Quando esse tempo se encerra, você pode fazer uma pequena pausa, de cerca de 5 minutos. Com esse aplicativo, a tendência é que sua produtividade aumente bastante, e você canse menos.

Já o Wunderlist e o Trello, você consegue organizar seus projetos ou trabalhos que esteja fazendo. Você pode personalizar toda a sua organização e criar checklists que te auxiliem a entender o que falta ser produzido.

Ambos podem ser usados por qualquer profissional, e são bem fáceis de usar. Eles estão disponíveis na Play Store e na App Store, e é só você baixar. São formas simples e rápidas de manter uma organização constante, evitando acúmulo de trabalho.

Se organize com antecedência

Se você é freelancer, sabe que para ganhar dinheiro precisa produzir em boa quantidade. E para que isso seja possível, a melhor coisa a ser feita é se organizar com antecedência, para que você já acorde sabendo o que fazer.

Nesse sentido, você precisa reservar um tempo do seu dia, para planejar as tarefas que devem ser realizadas no próximo dia. Um bom horário para fazer isso é no fim do dia, no momento em que você já tiver terminado seu trabalho.

Pois, se você tiver se atrasado em alguma tarefa, pode colocá-la na agenda do próximo dia. Esse método serve para que você entenda quais demandas são mais urgentes e quais possuem prazo maior.

Afinal, para ser um freelancer de sucesso, você precisa ser pontual nas suas entregas, e sem organização isso não é possível. Outro benefício de realizar um agendamento prévio do seu trabalho, é a melhoria dos seus produtos.

Existem textos que costumam ser mais complexos de serem feitos, e por isso, eles devem ser os primeiros do seu dia. Uma vez que nosso cérebro descansado trabalha melhor, e com isso a produção é feita com maior grau de excelência.

dicas de organização
dicas de organização

Dicas de organização e orçamento – Programe suas tarefas

Programar o início de cada tarefa torna a organização do seu dia mais eficiente, e auxilia no entendimento da sua produção. Pois, estipular um horário para início e fim de cada tarefa, vai servir para que você consiga entender como funciona o ritmo do seu trabalho.

Assim, você poderá entender quais os horários que você produz com maior desempenho. Mas essa dica de organização para freelancer se estende a todas as áreas da sua vida, e não apenas ao trabalho.

Pense que você trabalha em uma empresa, e por isso você precisa estipular horários para seu almoço e demais refeições. Além disso, também é importante separar períodos do dia ou da semana para descansar e para seu lazer.

Uma vez que sua produtividade irá ser a principal beneficiada, caso você mantenha sua vida organizada. A saúde física e mental do freelancer é uma preocupação importante, e que deve fazer parte dos processos de organização e orçamento.

Se organize para possíveis imprevistos

Ser freelancer é algo bem legal, e podemos citar inúmeros benefícios. Porém, nem tudo são rosas, e você precisa se organizar, pois imprevistos são comuns. Não tem como se preparar para momentos assim, mas podemos nos organizar, para que esses imprevistos não nos prejudiquem tanto.

Afinal, perder um prazo de entrega pode ser um problema enorme, e esse é um dos motivos pelos quais a organização é tão importante. Lembre-se sempre de criar um cronograma antecipado, que evite a finalização de projetos próximos ao prazo final.

Pois, apesar de ser uma situação comum, os prazos quando começam a ficar curtos podem se tornar um problemão. E nessas horas podem surgir outros problemas, como uma queda de internet ou energia, ou até mesmo uma doença.

dicas de organização e orçamento
dicas de organização e orçamento

Tenha uma reserva para emergência

A organização anda grudada ao orçamento, e este segundo item tem uma importância enorme na vida do freelancer. Visto que a profissão é bem instável e há épocas excelentes, com alta demanda de serviços.

Porém, em outros momentos ocorre o oposto, e se você não tiver se preparado, terá um grande problema.

Uma das dicas de organização e orçamento, que serve para qualquer profissional, é construir uma reserva financeira para emergência. E isso é bem fácil de ser realizado, e você pode utilizar algum app de planilha à seu favor.

Numa coluna coloque quais são suas receitas, ou seja, de onde você tira seu dinheiro, e quanto você ganha por mês. Em outra coluna, coloque todas as suas despesas, fixas e variáveis, e após isso, veja qual valor restou da sua receita.

Desse total, veja quais são seus objetivos a longo prazo, e faça uma reserva para emergência. Deposite o mesmo valor todos os meses, e nos meses de pouca demanda, você poderá manter sua vida estável, sem maiores problemas financeiros.

O ideal é que você guarde 30% do total recebido, e o restante você pode usar como preferir. Mas lembre-se de ter cautela ao fazer isso.

Estabeleça um preço justo pelo seu trabalho

Ter algumas dicas organização e orçamento é algo muito útil para freelancers, mas sem cobrar um preço justo pelo trabalho, você não conseguirá um bom dinheiro. Uma forma de descobrir quais os valores pagos pelo tipo de trabalho feito, é conversando com outros freelancers.

Faça estimativas e baseie seu orçamento nisso, e busque criar um padrão para as cobranças, para que a organização seja mais eficaz. Pois, o orçamento precisa ser feito com base no seu recebimento.

Por exemplo, caso seu pagamento seja semanal, baseie sua organização financeira nisso, e assim por diante. Você vai descobrir qual seu rendimento mensal, e entender se precisa ou não aumentar os valores dos projetos.

E lembre-se de anotar tudo em sua agenda ou planilha, para que você não deixe de cobrar nenhum projeto. Afinal, sabemos que a rotina de um freelancer é estafante, mas com organização e orçamento bem feitos, o sucesso é garantido.

Natural do interior da Bahia, engenheiro eletricista por formação e curioso por natureza. Envolvido no mundo digital de forma abrupta e tardia. Ainda não sabe como não teve gastrite de tanto tomar café. Gosta de jogos online, sair com os amigos e conhecer lugares novos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer