plataforma crowd

Crowd Freelancer – Tudo que você precisa saber para começar

Neste artigos iremos te apresentar e te dizer tudo que você precisa saber sobre a Crowd Freelancer, benefícios e custos além de te informar em que você pode trabalhar lá dentro.

Definitivamente vencer a inércia e sair da iniciativa de ser freela para a “acabativa” de pegar o primeiro job é o primeiro grande obstáculo da vida de um profissional autônomo, de um nômade digital ou simplesmente de quem quer fazer uma grana extra.

Como a crowd freelancer funciona

O primeiro serviço é sempre o mais difícil.

Não apenas por você ter pouca experiência, não conhecer muito as plataformas ou porque ainda não tem contatos para indicação ou recomendações suficientes no LinkedIn mas sim porquê você não conquistou a autoridade necessária para tal.

Agora imagine que existisse uma equipe por trás de você. Uma equipe especializada no match perfeito entre freelancers e grandes grupos que precisam de serviço rápido, de alto valor agregado e com duração bem definida.

Pois é, essa proposta existe e se chama Crowd Freelancer.

O que é a Crowd Freelancer?

A Crowd Freelancer é uma plataforma criada para ligar profissionais autônomos (freelancers) a pessoas que precisam de um serviço específico ou de uma consultoria dentro da área de Marketing Digital ou Tecnologia.

Fundada em 2013 como uma agência de Marketing Digital, inovação e performance a Crowd evoluiu com o passar dos anos e hoje é uma plataforma de captação de freelancers para grandes empresas.

Em 2021 foi lançado um novo produto que oferece suporte de times completos de TI e Marketing Digital para empreendedores, influenciadores ou qualquer outra pessoa que precise de uma consultoria ou ajuda nas áreas de tecnologia e marketing digital.

Com exceção do time administrativo próprio, todos os profissionais atuantes na Crowd Freelancer são profissionais autônomos cadastrados na plataforma, que conta não apenas com divulgação dos perfis mas também com a organização e gestão dos projetos.

A plataforma é inteiramente gratuita para os profissionais autônomos e os freelancers não pagam nada pelo cadastro, criação de perfil e alinhamento de perfil com serviço.

A plataforma se encarrega de tudo, desde a avaliação, feedback e até o pagamento dos profissionais cadastrados.

O autônomo se cadastra, cria o seu perfil informando as suas habilidades e o nível em que se encontram essas habilidades e em seguida a Crowd liga as competências do Freela aos serviços cadastrados na plataforma.

Como funciona a Crowd Freelancer?

A Crowd Freelancer é uma plataforma que liga grupos como a Suzano, a CAOA Cherry, SAMSUNG e diversas outras firmas dos mais variados segmentos a Freelancers para executar serviços nas áreas de redação de conteúdo, copywriting, até design gráfico, UX/UI passando por programação e análise de SEO entre outros.

Em outras palavras: cadastre-se na plataforma, mostre qual o seu nível de trabalho (júnior, pleno, sênior) e a Crowd irá se encarregar de trazer serviços adequados para suas habilidades.

Você jamais irá para um serviço abaixo do seu nível nem será jogado em um projeto muito além das suas competências, com um prazo apertado e pressão desnecessária.

A plataforma se encarrega de tudo, desde o acompanhamento dos projetos, suporte aos freelancers, análise de desempenho e o que mais importa: pagamentos e feedbacks.

Crowd Freelancer é confiável

Dentro do site você poderá acompanhar a evolução do projeto ou dos projetos que você está envolvido, quais são os prazos gerais e os seus prazos específicos e também os comentários dos envolvidos na sua entrega.

Quem se encarrega de fazer a comunicação com o contratante e entender o que é demandado é a Crowd. O freelancer recebe um briefing do que deverá ser feito e qual é a deadline da demanda.

Realizado o serviço o pagamento é feito pela própria plataforma e o freelancer recebe o seu dinheiro em conta, assim como uma avaliação do seu contratante.

Desta forma a Crowd é ideal para criar autoridade como profissional. A plataforma se encarrega de selecionar os melhores profissionais e funciona como um selo de garantia para os contratantes. Um relação de ganha-ganha entre freela e contratante.

Quais são os serviços da Crowd Freelancer?

A lista de serviços é diversa e vamos listar os principais serviços da Crowd dividindo conforme o site faz: em dois grandes produtos, que são o “Squad Remoto” e o “Sob Demanda”.

Crowd Squad Remoto

No Squad Remoto a Crowd monta uma equipe de acordo com a demanda, ou seja, é pedido algo como “Quero aumentar meu engajamento nas redes sociais” e a plataforma linka quem pediu com um time pronto, bem entrosado e com diversos profissionais.

Nesse caso em específico é possível trabalhar desde social midia, gerenciando as publicações e entrosamento do perfil com o público até editor de imagens e vídeos, redator publicitário, copywriter, o que for preciso e de acordo com o orçamento e a demanda do contratante.

Como sabemos a Internet revolucionou o mundo e essa revolução trouxe inúmeras profissões que ainda nem sequer sabemos. As oportunidades existem, elas estão aí e você precisa se especializar mais e mais a cada dia.

A Crowd permite isso, foco total na sua carreira e a parte mais burocrática fica com eles.

No baralho de Squad Remoto temos as seguintes cartas: Tecnologia, Mídia, Marketing, Conteúdo. O contratante faz as combinações que quiser com essas cartas e monta a sua jogada mais efetiva para o seu negócio.

É importante ressaltar que muitas dessas áreas tem profissionais em comum, dessa forma você jamais ficará preso somente a uma raiz de trabalho.

Então expanda os seus horizontes sempre!

Crowd Freelancer Copywriting

Crowd Sob Demanda

No produto “Sob Demanda” o contratante sabe o que quer e entra em contato com os profissionais que precisa por meio da plataforma.

Cabe ressaltar que o freelancer estará lá na plataforma para o serviço que surgir, não ficando preso ou atrelado ao trabalho em equipe do Squad Remoto ou ao solitário trabalho do Sob Demanda.

É trabalho para quem quer trabalhar e principalmente para quem tem a qualificação que é requerida.

Vagas na Crowd Freelancer

Hoje podemos, sem pensar muito, citar profissionais que teriam serviços garantidos na Crowd:

  • Pessoa de edição de vídeos;
  • Copywriter;
  • Pessoa redatora de conteúdo;
  • Pessoa Programadora;
  • Social Midia;
  • Design Gráfico;
  • Pessoa responsável por UX/UI;
  • Tradutor;
Homem, Editor, Correção De Cor, Colorista

Como se cadastrar na Crowd Freelancer

Para se cadastrar na plataforma iremos acessar o site e clicar em Login.

login crowd freelancer

Nesta página iremos clicar em “Cadastre-se”.



Seremos redirecionados para outro página onde preencheremos todas as informações necessárias para nos identificarmos. Não esqueça de marcar as flags de termos e condições e ciência a respeito de emissão de notas fiscais.
cadastro crowd freelancer

Feito isso siga para o seu e-mail e confirme seu cadastro por lá.

tela de login crowd freelancer

Confirmada a inscrição no site realize o Login pela primeira vez e preencha os demais dados referentes a sua identificação, registro de experiências e serviços executados.

confirmação de cadastro crowd freelancer

Como preencher o Currículo na Crowd Freelancer

Após realizar o primeiro Login na plataforma clique em “Vamos lá”. Você cairá na seguinte janela.

cadastro crowd freelancer

Preencha com todos os seus dados e clique em próximo, no canto inferior direito. É importante ressaltar a importância de um bom LinkedIn nesta etapa, na parte de “redes sociais”.

Caso você tenha uma empresa ou possua um CNPJ como MEI é interessante por os dados na tela seguinte. Caso tenha apenas CPF clique em próximo.

cadastro crowd freelancer

Siga para mais dados profissionais e preencha sempre com a maior veracidade possível. Ser sincero trará trabalhos alinhados com sua disponibilidade e nível. Caso assuma algo além das suas reais habilidades e não cumpra será pontuado negativamente.

pagina de inscrição crowd freelancer

Após preencher com esses dados e clicar em próximo você poderá importar todas as suas informações do LinkedIn, a Crowd irá preencher conforme o PDF gerado na sua rede.

Caso não possua LinkedIn terá que preencher manualmente tudo.

página de cadastro crowd freelancer

Após concluir o upload do seu perfil do LinkedIn ou informar manualmente você será convidado a incluir demais pontos profissionais do seu currículo, conforme segue abaixo. Seja meticuloso e busque as qualificações conforme o serviço que deseja desenvolver.

página de curriculo da crowd freelancer

Faça a sua carta de apresentação na próxima etapa, seja direto e explique o que você já fez e vem fazendo. Relate brevemente suas experiências e formações, quer seja em faculdade ou cursos.

carta de apresentação crowd freelancer

Revise tudo do seu currículo na próxima página e capriche no Portfólio.

portfolio crowd freelancer

Na próxima janela inclua os seus dados para pagamento.

página de dados bancários da crowd freelancer

Preenchidos os dados do pagamento, passe para a próxima página e adicione uma foto sua. Tente carregar uma foto profissional, que passe segurança e comprometimento com quem vai te contratar.

Após carregar a foto do perfil poderá ser gravado um vídeo de apresentação.

Concluído o seu perfil ficará mais ou menos assim.

perfil crowd freelancer

Como conseguir o primeiro serviço na Crowd Freelancer

Neste quesito o ideal é caprichar ao máximo no seu currículo e carta de apresentação, pois é a crowd freelancer que encontra serviços para você.

Não há no portal um aba específica para “serviços abertos” ou “entre em contato com o contratante”.

É preciso esperar, ter paciência e sempre atualizar o currículo não somente com cursos ou certificações, mas também caprichar em uma boa apresentação.

Desvantagens da Crowd Freelancer

É impossível achar um serviço que não tenha desvantagem alguma.

Na Crowd você ficará limitado aos contratantes que buscarem a plataforma, ou seja, caso você não tenha outras fontes de renda poderá ficar um tempo parado e é por isso que nós recomendamos que você sempre tenha cadastro em todas as plataformas possíveis e até mesmo um site portfólio, mas isso é assunto para outras publicações.

Outro ponto negativo que notamos foi que a plataforma é inicialmente voltada para o público do Brasil, desta forma pode riscar as oportunidades de receber em dólar ou euro. E também o exercício do seu inglês.

Nada muito grave, porém como idiomas devem ser praticados day-by-day isso pode te tirar outros serviços em plataformas estrangeiras.

Pontos positivos e negativos da Crowd Freelancer

Considerações Finais

A melhor definição para a Crowd Freelancer seria “Uma plataformas confiável para fazer seu portfólio, criar um bom networking e evoluir de forma cômoda e segura as suas habilidades.”

Com certeza, caso você não seja muito entry level, será um local onde você não passará muito tempo sem um convite para trabalho.

Quem sabe até mesmo um local para ser contratado como efetivo de alguma grande empresa? Oportunidades não faltarão caso você esteja com um bom nível de hards e softskills.

Os pontos negativos são amplamente ofuscados por todo bundle oferecido pelo site, então nós recomendamos fortemente a Crowd. Quer seja para contratar, quer seja para ser contratado.

Pontos positivos e negativos da Crowd Freelancer

Natural do interior da Bahia, engenheiro eletricista por formação e curioso por natureza. Envolvido no mundo digital de forma abrupta e tardia. Ainda não sabe como não teve gastrite de tanto tomar café. Gosta de jogos online, sair com os amigos e conhecer lugares novos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer