como ter uma boa rotina noturna

Como ter uma boa rotina noturna e melhorar a sua produtividade

Cansado de um rotina improdutiva? Neste artigo iremos te apresentar os benefícios de uma rotina noturna e como ser mais produtivo no trabalho independente do horário, e dicas para como ter uma boa rotina noturna e melhorar a sua produtividade.

No meio digital é muito comum fazer os seus horários, seja no home office seja no freela é super normal alterar o seu quadro de trabalho quando acontece algum imprevisto no seu dia, quando se tenta dar um boost maior de produtividade ou até mesmo numa jornada de autoconhecimento a respeito de conforto no trabalho e ajuste do ciclo circadiano.

Então você chegou aqui neste artigo, percebendo que sua rotina diurna está um pouco saturada e que como o que faz hoje te permite um ter um controle de horários muito mais flexível pensa em alterar seu horário de trabalho de diurno para noturno.

Antes de falarmos sobre como melhorar a sua rotina noturna é interessante frisarmos duas grandes chaves:

  1. As vantagens de se trabalhar a noite (diferenças do dia e o porquê você deveria dar ao menos uma chance para esta forma de trabalho)
  2. Produtividade, foco e como você deve exercitar isso independente do horário.

1. Menos distrações é igual a mais produtividade

Trabalhar à noite é diferente de tudo que você já fez antes, isso é um fato e eu garanto que por mais que a experiência não te agrade na integridade te trará um aprendizado profundo sobre como executar o que você tem que executar.

Primeiro que não há distrações como pela manhã, pois as pessoas normalmente usam a noite para dormir, mas isso não é uma regra absoluta.

Desta forma, use o tempo ao seu favor, enquanto todos dormem ninguém te manda mensagens no WhatAapp, memes no Instagram e até mesmo o twitter é mais silencioso, assim você pode se concentrar 100% no seu serviço e ser mais produtivo.

como ter uma boa rotina noturna

2. Busque a temperatura ideal

Outro ponto extremamente importante e que muitas vezes passa despercebido quando se trata de trabalho e produtividade – conforto térmico é uma catalizador.

Logo trabalhar em uma temperatura mais amena te traz a uma realidade mais presente, sem a perda de foco decorrente do calor e até mesmo a necessidade de hidratação constante por causa do sol, aqueles que moram na zona litorânea ou no nordeste saberão bem o que eu estou falando.

3. Tenha presença e foco

Agora sobre produtividade – caso você vença a vontade de dormir (e aqui daremos dicas para isso) vai perceber o quanto a noite é mais produtiva que o dia, não apenas pelo que nós citamos acima mas sim por todo o conjunto em si.

Na noite não há ruídos, você está mais confortável e assim a sua criatividade se expande de uma forma inimaginável e finalmente você entenderá o que os psicólogos chamam de Mindfulness, ou seja presença total , produtividade e foco no objetivo.

Feitas as devidas considerações vamos ao que é mais importante para incorporar o lado noturno e produtivo da sua vida.

4. Rotina Noturna x Rotina Diurna

Dizer que “Trabalhar durante a noite é igual a trabalhar durante o dia, só muda o horário” não está inteiramente certo ou errado.

Há diversas variáveis e nós já falamos sobre isso mais acima, contudo uma coisa é inegável: se você quer começar a sentir os benefícios dessa realidade você tem que se preparar para a adaptação.

É normal sentir sono a noite, é normal não gostar de dormir durante o dia quando se tem um ciclo biológico pouco alterado então não force muito para se adequar àquilo que não é comum para você. Tenha em mente que no começo será um pouco mais complicado, vencer a inércia é mais difícil que se por em movimento quando o assunto é novos hábitos.

Desta forma, comece devagar, tente acordar mais tarde e dormir mais tarde. Vá aos poucos alterando a sua janela de sono, não apenas para aproveitar os benefícios da noite para produtividade mas sim para se conhecer melhor, entender quando é o melhor horário para trabalhar.

5. A alimentação influencia na produtividade

É sabido que “você é o que você come” e desta forma é essencial analisar os alimentos que serão ingeridos logo ao despertar e antes do iniciar os trabalhos.

Alimentos ricos em carboidratos podem te deixar mais elétrico para alguns serviços ou mais letárgicos para outros e como um dos princípios básicos da biologia é a individualização dos organismos é interessante saber como você reage a cada estímulo em sua dieta.

Outro fator muito importante para aumentar a produtividade de forma geral e também alterar o seu ciclo de trabalho é a ingestão de água. A desidratação pode levar ao stress e estafa mais facilmente.

Além destes pontos é recomendado ingerir uma quantidade de água suficiente para se manter hidratado durante o descanso sem a necessidade de interromper o sono para ir ao banheiro. Acredite: ir muito ao banheiro durante o repouso atrapalha e muito o rendimento do seu dia e a forma como você descansa.

como ter uma boa rotina noturna

6. Produtividade não é fazer muito e sim ser eficiente

Muito se fala que pessoas produtivas fazem muitas coisas durante o seu dia e isso não é uma verdade universal. O que de fato acontece é que pessoas produtivas fazem as coisas em menor tempo, logo conseguem fazer um volume maior de tarefas no mesmo tempo que uma pessoa “não-produtiva” faz somente uma ou duas atividades e não é um caso de “multitasking” (fazer muitas coisas ao mesmo tempo) como se acha por aí.

Então qual é o segredo para ser mais produtivo? Ser eficiente e ponto final.

Quando tiver que fazer algo, foque naquilo, exercite sua concentração e sua disciplina como um músculo e os resultados virão. Pode parecer difícil para aqueles que não são disciplinados ou nunca tiveram uma experiência de mindfulness completa mas eu te garanto que é muito mais trabalhoso e repetitivo do que difícil (no sentido lato da palavra).

Aproveitar a quietude, o silêncio a falta de estímulos para distração presentes na noite associados a presença total em uma entrega farão de você uma pessoa melhor em vários aspectos da sua vida. Pode apostar todas as suas fichas nisso.

7. Quebre a sua rotina

Exatamente. Quebre a sua rotina em atividades menores, faça aos poucos e sempre. Dê intervalos para descansar um pouco e tirar a sua concentração do trabalho e voltar mais energizado de forma geral.

Voilà! Descrevemos o método utilizado por grandes CEOs do mundo, como Elon Musk, Jeff Bezos e até mesmo Bill Gates – o Pomodoro.

Pomodoro é nada menos do que dividir grandes atividades em pequenas tasks com tempo de foco total e descanso pré-definidos, aumentando assim a sua produtividade.

Vamos dar um exemplo: preciso criar um e-book de 35 páginas. Divido isso em 5 intervalos de 25 minutos com 5 minutos de descanso entre eles. Ou então 7 intervalos de 5 páginas escritas por 5 minutos de descanso entre.

Não importa o tempo do intervalo ou o que você definirá como intervalo (páginas, slides, evolução numa planilha excel) desde que você se comprometa em estar 100% focado naquilo e no intervalo de descaso 100% desfocado.

E aqui vai uma dica para quem quiser aderir ao método pomodoro de produtividade, eu uso bastante esse site enquanto estou trabalhando ou estudando, nele é possível setar os intervalos de trabalho e descanso.

Gestão de tempo

Parece dificil? Faça isso por uma semana, volte e me diga. Ou então, faça algo melhor, viva uma vida inteira sem foco e no final dela compare com alguém que teve o mínimo de esforço em planejamento e disciplina.

Ah! E isso não importa se a sua rotina será noturna ou diurna. É mais como um hack para qualquer situação.

8. Estimulantes e o efeito rebote

Ter uma rotina noturna nem sempre é fácil no sentido de adaptação, principalmente nas fases iniciais, onde você ainda está habituado a trabalhar pelo dia. Então, para vencer essa inércia inicial, muitos usam estimulantes para afastar o sono. Quer seja café, quer seja energético tudo tem um pró e um contra.

Nós não recomendamos nenhum estimulante, até mesmo porque não somos médicos.

Contudo é importante fazer um fundamental adendo: estimulantes tem efeitos rebotes e podem causar dependência. Caso planeje utilizar algo nessa linha é crucial consultar um médico antes e entender melhor como está sua saúde e condição física.

Demos dicas para não ser preciso fazer uso de substâncias, por mais naturais ou simples que sejam, então essas questões são de total responsabilidade daqueles que as usem.

O efeito rebote da cafeína pode ser do desarranjo estomacal até a taquicardia. Energéticos podem alterar a sua pressão sanguínea devido a alta concentração de sódio e açúcares, além de ser um ponto de partida real para diabetes. Drogas mais incisivas e potentes preferimos não comentar por motivos óbvios.

Considerações finais

Apresentamos os lados bons e ruins de trabalhar à noite, avalie-os e entenda se vale ou não a pena fazer uma mudança, muitas vezes radical, na forma como você trabalha.

Estes pontos não são recomendações ou advertências, apenas uma discussão sobre como melhorar a sua produtividade, principalmente para os trabalhos remotos e ajudar na sua caminhada para o nomadismo digital ou simplesmente agregar renda extra.

Natural do interior da Bahia, engenheiro eletricista por formação e curioso por natureza. Envolvido no mundo digital de forma abrupta e tardia. Ainda não sabe como não teve gastrite de tanto tomar café. Gosta de jogos online, sair com os amigos e conhecer lugares novos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer