como escolher nicho blog

Como escolher o nicho perfeito para o seu blog?

Uma das tarefas mais complicadas quando vamos começar um blog é escolher em qual nicho focar. Os iniciantes acreditam que escolher um tema generalista em que possam escrever sobre qualquer coisa é uma ótima ideia, pois daria a eles a opção de abordar diversos temas de escrita. Neste artigo eu vou te explicar como escolher um nicho perfeito e bem definido para o seu blog, e o porquê da necessidade de escolher um nicho e evitar cair na armadilha de criar um blog generalista.

Qual a desvantagem de escolher um nicho generalista?

Se jornais podem falar sobre os mais variados e sites de tecnologia podem abordar de celulares a computadores, porquê você não pode fazer o mesmo no seu blog?

Talvez essa seja uma pergunta que muitos iniciantes façam, mas ela é muito simples de ser respondida.

A primeira explicação está na autoridade. Um jornal de renome como a Globo ou um blog de respeito como o Tecnoblog estão no mercado há muito anos. Eles já são reconhecidos internacionalmente como “Autoridades” em suas respectivas áreas, no caso da Globo, qualquer notícia publicada vai quase que automaticamente para as primeiras páginas do Google, enquanto que no caso do Tecnoblog, qualquer novidade tecnológica abordada vai ser feita por um profissional qualificado.

Entrar em um nicho com a mesma ideia generalista e publicando sobre os mesmos temas das empresas abordadas acima só tornaria as coisas muito difíceis para você e o seu blog. É praticamente impossível que você tenha autoridade em variados temas considerando que você está atuando sozinho, a menos que você já comece com uma grande equipe e com um grande investimento o melhor é definir um nicho limitado.

Para começar um blog ou qualquer estratégia de marketing, o essencial é que você tenha conhecimento do que você está falando, que seja uma autoridade naquele tema e que agregue valor com o conteúdo que você publica. Dessa maneira vai ser muito mais fácil que pessoas compartilhem o seu conteúdo que você publica e comecem a te ver como uma figura de valor dentro da sua área.

Qual a vantagem de escolher um nicho específico?

Imagine que você está com um problema de pele, uma coceira ou alergia que não quer passar a semanas. Se você fosse escolher um médico para se cuidar, você escolheria um neurologista ou um dermatologista? Claramente a resposta seria o dermatologista já que ele é o especialista em doenças da pele.

Mas agora vamos ainda mais fundo, você escolheria um dermatologista que se especializou em cuidar de espinhas, ou um dermatologista especializado em doenças alérgicas? Nesse caso, a escolha certa seria o especialista em doenças alérgicas.

Mesmo que o dermatologista de espinhas pudesse resolver o seu problema, você sempre vai considerar que aquela pessoa com especialização no seu problema vai resolvê-lo muito mais fácil e com muito mais naturalidade que o outro. É possível inclusive que o especialista em espinhas recomende que você procure um especialista de doenças alérgicas.

O mesmo ocorre com qualquer conteúdo na internet. É necessário que você seja um especialista no tema que você está abordando.

Se você quer abordar tecnologias, comece de baixo. Qual tecnologia te interessa mais? Computadores? Laptops? Celulares? Acessórios de computador?

Defina qual desses é do seu interesse e comece a trabalhar dentro dele.

Como escolher o nicho perfeito para o seu blog?

Agora que você já sabe das vantagens e da importância de ter um nicho bem definido para o seu blog, vamos discutir como escolher esse nicho.

Passo a passo de como escolher um nicho para o seu blog.

  1. Defina qual é o tema do seu interesse

    Como falamos no tópico anterior, o primeiro passo é escolher um tema. Tecnologia, alimentação, saúde, finanças… qual tema você tem autoridade? Qual é o tema que você tem mais conhecimento? Como você pode agregar valor dentro desse tema? Defina isso e vá para o próximo passo.

  2. Defina um seu nicho específico dentro do nicho escolhido

    Ter um nicho específico é ter ainda maiores chances de sucesso. Se você escolheu tecnologia, qual é a sua área dentro da tecnologia de maior interesse? Sobre o que você pode falar com autoridade? Qual área te dá mais prazer pesquisar?

    No caso da alimentação, se você gosta mais de massas, você pode fazer um blog voltado para os melhores tipos de massa e receitas de massa diferentes.
    No caso da tecnologia, você pode ser um especialista em celulares que aborda os diferentes modelos, com as vantagens de cada modelo e marca sobre outro.

    Pense sobre e vá para o próximo passo.

  3. Vá mais a fundo e escolha tópicos dentro dos nichos específicos

    Agora que você já sabe qual é o seu tema e qual o nicho específico que quer abordar, chegou a hora de começar a produzir conteúdo, mas sobre o que você deve falar primeiro?

    É bem simples, se você é um adepto de tecnologias e gosta de falar sobre celulares, pode parecer algo bem limitante, mas na verdade você tem um potencial ilimitado de conteúdo. Novos celulares surgem todos os dias, novos modelos, marcas entram e saem do mercado.

    No seu blog você pode tanto abordar essas notícias, quanto fazer comparativos dos melhores celulares, dar dicas de quais comprar, quais estão em alta e quais estão saindo do mercado.

    Isso ocorre dentro de qualquer área. Se você adora massas, você pode ser um especialista em pizzas, lasanhas, ou pene. Fale sobre a sua especialidade, comente suas receitas, mostre o seu potencial e faça com que cada leitor retire valor de suas postagens.

Mantenha-se sempre atualizado

Pode parecer óbvio, mas acredite, muitas pessoas não têm sucesso porquê não se atualizam quanto as novidades do mercado. Não é porque você é especialista de uma área que você vai saber tudo sobre ela sempre.

Novidades surgem à todo momento no mundo, na área da Alimentação o iFood se tornou uma revolução. Na área da saúde, atendimentos online já são possíveis e são realizados a todo momento. Na área da tecnologia o 5G já está chegando com tudo e promete ser uma revolução incrível em todos os aspectos para o mundo digital.

Então não deixe de se atualizar, leia notícias sobre o nicho que você escolheu, estude, e traga sempre essas novidades para o seu público.

Como escolher o nicho caso você não tenha autoridade em nenhum tema específico?

Se você não sabe qual nicho escolher e ao mesmo tempo quer criar um blog apenas para ganhar dinheiro com anúncios, mas não tem conhecimento em nenhuma área específica, você pode contratar outras pessoas para fazerem o serviço de escrita por você.

Existem diversas plataformas online para contratar outras pessoas que são especialistas nas mais diversas áreas. Já falamos sobre diversas delas aqui, você pode encontrá-las dentro da categoria “Plataformas” aqui no blog.

O processo de escolha vai ser basicamente o mesmo, a única diferença é que neste caso você contratará um especialista para falar sobre algum tema de sua escolha.

Você pode pensar por exemplo em temas que trazem mais retorno com anúncios. A área de saúde e finanças por exemplo trazem um alto retorno financeiro, enquanto que as áreas de jogos e entretenimento têm um retorno mais baixo. Abordaremos o porquê isso ocorre em um outro artigo.

Depois de escolher o seu nicho baseando-se nos seus interesses, basta contratar os profissionais que irão escrever para você.

Mas neste caso você deve tomar muito cuidado, muitos profissionais se dizem especialistas mas muitas vezes são apenas iniciantes, ou então são ótimos especialistas mas não têm uma boa didática para passar o que sabem para o papel.

Portanto, a melhor maneira de ter sucesso em um nicho é ser um especialista dentro do nicho da sua escolha, caso contrário, você ficará a mercê de outras pessoas e nunca será capaz de revisar a qualidade do que está sendo escrito.

Conclusão

Escolher um nicho para o seu blog não é um bicho de sete cabeças. Pessoalmente, tive muita dificuldade em escolher um nome para o blog, mas o nicho deve vir de forma natural.

É algo que deve vir do seu interesse pessoal e dentro daquilo com o que você mais tem facilidade e que mais se identifica.

Dessa forma você vai conseguir escrever conteúdo de qualidade, revisar o seu próprio trabalho, contratar pessoas para escrever pra você (e revisar o trabalho deles para garantir que tem qualidade) e com o tempo o retorno começará a vir, seja através de ganhos financeiros ou reconhecimento externo.

Não desista, os primeiros passos são os mais importantes.

Profissional de Marketing Digital, empreendedor, criador de conteúdo, e profissional de SEO. Gerar renda online é a minha paixão, maneira através da qual dei início a minha carreira. Pretendo ajudar o máximo de pessoas a desenvolver sua carreira profissional online.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer